quarta-feira, 26 de outubro de 2016

“Em todas as coisas, o sucesso depende de preparação - Carta do Baralho Sibila do Coração 1 - Preparação



Carta 1 - Preparação e a imagem de um bebê subindo os degraus.

Lista pronta, todos os itens a postos e nada falta para a preparação do nosso intento.
"O sucesso alcançado depende da preparação.", um dos provérbios do Mestre Confúcio.
Preparação são os estágios do objetivo que se deseja concretizar.

Woodrow Wilson, presidente dos Estados Unidade de 1912 a 1921, indica o cuidado e a valorização necessária  à preparação nesta frase: - "Se eu for falar por dez minutos, eu preciso de uma semana de preparação; se quinze minutos, três dias; se meia hora, dois dias; se uma hora, estou pronto agora.

Mais uma frase, e está é da minha Mãe! Ela sempre diz: - "O mais gostoso da festa é nos preparar e esperar por ela!" Minha Mãe adora uma festa, e prepara sua roupa e acessórios meses antes.

A preparação provoca uma expectativa sobre o resultado final do projeto. Ela é o inicio de uma análise bem cuidada. 

Hoje deixo registrado o meu amor por mais um Baralho, que é o Baralho Sibila do Coração.
Este baralho tem uma hist
ória, que me cativa muito, baseada nos tratados Rosacruzes.
 
Nas cartas deste baralho nós percebemos nos *emblemas a figura do Coração. O tema desta obra é o Coração, o que eu prefiro chamar de Vida, e que muitos consideram como a sede das emoções. 

Outro fato importante foi identificar nos emblemas das cartas, os elementos da antiga arte e ciência da Alquimia, como o forno e a balança. Estes emblemas possuem detalhes em todo o seu corpo, que admiro e tenho respeito, por isso que o Baralho Sibila do Coração chamou a minha atenção.
Para uma próxima oportunidade, eu farei um conteúdo mais aprofundado com as cartas da Sibila do Coração, mas indico que cliquem aqui para conhecer e adquirir.

A primeira carta deste baralho recebe o nome de Preparação. O principio de tudo. E não seria à toa que esta carta é a de número 1 (um), a primeira do conjunto de 40 (quarenta) cartas do Baralho Sibila do Coração. 
A numeração destas cartas tem uma correspondência com a simbologia do números, e desta forma número e figuras se ligam no significado, assim me explicou o pesquisador, historiador e idealizador da Sibila do Coração, o Giordano Berti.

Sobre o n
úmero 1(um), nós conhecemos como o princípio ativo. O início. O masculino. O Yang. 
É o homem de pé. É a iniciativa para começar uma obra. É a criatividade divina. É a pura energia que abri seu caminho sozinho na vida, à base de esforços e méritos.

Assim percebemos que esta carta indica o in
ício para tudo. O novo e as questões que não estão concretas, ainda. Os temperos. O cultivo. O equipar-se. As experiências profissionais, com os estágios ou um projeto em equipe. Aprontar-se para alguém o alguma coisa. As experiência sentimentais (interesse, paquera). A fertilização e a gestação. O ser sendo preparado para nascer, andar, falar e crescer.

Preparação - Carta do Baralho Sibila do Coração
Visualizando a carta: Uma massa constituída por um conjunto de ingredientes conhecidos, planejados e estabelecidos, foi moldada ao formato desejado.  A massa pronta agora é colocada com calma dentro do forno. O Forno é um recipiente do tipo fornalha. Percebemos alguns materiais utilizados pelos alquimistas, um exemplo é a representação deste forno, que os árabes chamavam de Forno Atanour. Os árabe diziam que era o forno onde os alquimistas preparavam seus intentos.
Percebemos na imagem um passo a passo em tudo que está sendo realizado. Tudo parece ser bem estudado, pois a massa ainda está no estado inicial e delicado. Deve-se verificar a posição, temperatura, cor, cheiro. A fumaça é um sinal, que ao sair pela chaminé indicará o grau (estágio) do seu preparo, através do cheiro, cor e intensidade. Deve-se esperar esta preparação, pois ela deve sair cozida e não crua. Dentro do forno esta massa passará por vários estágios até atingir o ponto aprovado.


Leitura da carta: Início, Criação. O estágio para o aprimoramento. Iniciar um trabalho, Aprontar algo com os seus devidos elementos e ordem de execução, com objetivo de dar forma ao que deseja. É o ato de capacitar-se à algo proveitoso.
 
A conquista do nosso objetivo é a pura química.
Selecionar os elementos, moldá-los para obter um corpo qualquer por meio de composição ou decomposição.
Exemplos de preparações com o objetivo de obter os nossos intentos:
 - ingredientes necessários para o preparo de um bom alimento;
 - componentes para elaborar uma aula;
 - materiais e conteúdos necessários para uma prova;
 - enfeitar-se e vestir-se para algo ou alguém;
 - os itens para realização de um lindo casamento;
 - os noves meses da chegada de um novo ser.


Conselho da Carta - Preparação


A carta aconselha a paciência, pois tudo foi especificado, detalhado, estudado e agora é executar e aguardar o resultado. Os pequenos passos proporcionam as grandes realizações.

Lembre-se da expressão: "o apressado come cru!", que indica aquele que acaba se dando mal por ter feito as coisas nas pressas e sem cuidado.

A preparação requer espera. A paciência e o foco constante em seu preparo (objetivo) fará você aprender, conhecer, e buscar o crescimento e o resultado que deseja.




Não esqueça! Passo a passo rumo a realização. Não desvie nunca dos seus propósitos.

Perceba se precisa de ajustes, e acrescente o que for preciso para o resultado de um excelente projeto.

Indico uma leitura bem importante,para quem interessar sobre o assunto alquimia e ocultismo! ♥


Livro A Pedra Filosofal - A preparação e o valor desta Pedra. ♥





Até as próximas caminhadas!


Referências:

https://rinascimentoitalianartportuguese.wordpress.com/sibila-do-coracao/


*Emblema:  é uma associação de uma imagem pictórica com uma legenda, que representa um conceito ou uma entidade. Sobretudo, entre os séculos XV e XVIII, designaram-se "emblemas", cada um dos conjuntos constituídos por uma imagem enigmática acompanhada por uma frase que ajudavam a decifrar um sentido oculto moral, que era explicado por um texto em verso ou em prosa. - https://pt.wikipedia.org/wiki/Emblema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens no Caminho...