sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

A Paz da Sagrada Família e do mundo - Carta do Baralho Petit Lenormand: 30 - Os Lírios - Rei ♠



“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes que coabitassem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. José, seu marido, sendo justo e não querendo difamá-la, resolveu deixá-la secretamente. Projetando ele isto, em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta: a virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus conosco. José, despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher. Mas não a conheceu até que ela deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus.” < Mateus 1:18-25 >

Os Lírios, no simbolismo religioso, representa a pureza da Virgem Maria que concebeu o Menino Jesus pela graça do Divino Espírito Santo. 

É atribuído a grande e piedosa Mãe de Jesus, o símbolo da pureza virginal na fé cristã. Esta representação denotará, na carta Os Lírios, a família. O ser maternal que cuida, zela e protege, também. 


A carta Os Lírios mostra uma leveza em tudo. A naturalidade das coisas.
Por exemplo, em uma situação de risco mostrará que sairemos ileso. Sem sentir qualquer arranhão.

É o apoio, incentivo envolvido de harmonia e serenidade.

É a paz e contemplação. 

É ser zen, ter um ritmo lento, descansado, mas devemos estar atento ao não comodismo. 

majestade e nobreza com o Rei de Espadas traz a característica da maturidade, zelo, experiencia, proteção, intelectualidade, sedução, constância, e o comportamento puro e idôneo.

No sincretismo da matriz africana, a carta Os Lírios recebe a essência e representatividade da Orixá Oxum. Mãe Oxum é doce e sedutora. Todos querem obter seus favores, provar do seu mel e seu encanto. E para tanto, lhe agradam oferecendo perfumes e belos artefatos. Tudo isso para satisafazer a sua vontade. É um dos poucos orixás que não gosta da guerra, e sim da paz. Os pedidos a Nossa Mãe são de harmonia, amor, proteção e paz. 

Ora iê iê ô! Salve a Senhora da Bondade! Salve, mãezinha benevolente!

Mamãe Oxum! Olhai os filhos seus!

E por escrever um pouco sobre os Lírios abrangendo este dia Especial, aproveito para citar a Paz. Outra palavra importante para este dia 25/12/15.

Paz! Uma Saudação.

Os Lírios representam a paz.

Paz interior e exterior é um estado de equilíbrio entre a matéria e o espírito. Equilíbrio harmônico, sereno e calmo.

É conseguir se ouvir no seu momento de calmaria.

Uma pessoa em paz quer dizer que dentro do seu coração não habita ódio, fúria e outros sentimentos ruins. Esta pessoa é do bem e deseja o bem para ela e para todos. 

Poderia ser todos os dias..., mas dizemos no Natal: - Desejo a paz para nós, para o próximo e para o mundo. Assim seja!

Estar em paz nos traz bem estar, harmonia, relaxamento e união. 

União entre os povos, com o entendimento e aceitação. Assim nós teremos a paz. 

A paz é o contrario de guerra. A paz é não usar de violência, e não cometer injustiças de todos os tipos. 

E atenção! Não devemos confundir o silêncio da paz com isenção, preguiça, comodismo e covardia.

Contribua com sua parte estabelecendo a paz e acabando com as injustiças.
A paz é para ser semeada e construída a todo instante. Nossas atitudes, valores e comportamentos devem ser os melhores. 

Há tempos temos o conhecimento que a paz ainda não se estabeleceu para eternidade, mas nós humanos fazemos tudo para construí-la, e assim evitar as guerras pelo mundo.

Aprendemos com a historia as grandes revoluções e guerras, e a reconhecer aqueles que morreram lutando para a estabelecer a paz.

Há vários tipos, conceitos e tratados sobre paz, desenvolvidos por filósofos, inspirados nos ideias revolucionários que já tivemos na historia.

Cito o Prêmio Nobel da Paz que é atribuído anualmente as pessoas que se evidenciaram pelo sua contribuição para o fim de períodos prolongados de violência. 

E para relembrar, anexo a reportagem sobre os ganhadores do prêmio Nobel de 2015 – O Quarteto de Diálogo Nacional da Tunísia:


No período entre 2010 e 2011, ocorreu na Tunísia a Revolução chamada Jasmim, que por coincidência, é uma flor branca que representa a pureza e a virtude para estes povos. 

Esta revolução começou com protestos populares após o suicídio de um vendedor ambulante, contra o regime autoritário do presidente Ben Ali, que ocupava o cargo desde 1987. 

A formação do Quarteto de Diálogo Nacional da Tunísia iniciou no processo de redemocratização do país com base no diálogo e negociação.

Segundo o comitê do prêmio Nobel, a formação do grupo garantiu “direitos fundamentais para toda a população, sem distinção de gênero, convicção política ou religião", e seu trabalho permitiu que os avanços alcançados durante a revolução não fossem perdidos.


Lírios para o Quarteto de Diálogo Nacional da Tunísia e todos os habitantes!



Assim, todos nós ficamos com os lírios, jasmins e com a seguinte frase:

“A fortuna suprema do homem é a paz da consciência pelo dever cumprido.” - 
frase ditada pelo espírito de Emmanuel em 1942 - da obra psicografada, Paulo e Estêvão, através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier.

PAZ!
Até as próximas caminhadas.


Referências:
G1 - sobre o Prêmio Nobel da Paz 20145 – http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/10/grupo-da-tunisia-vence-nobel-da-paz-2015.html

Curiosidades sobre os Lírios - http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/a21lirios.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens no Caminho...