quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Nosso Webnário entre amigos sobre as Cartas Ciganas foi assim...




Para vocês, porque existem as diferenças e semelhanças nas interpretações das cartas?

Aprendi as seguintes palavras com a mestra e cartomante de Petit Lenormand, Karla Souza: o baralho é uma linguagem. As imagens falam com você. As Cartas contam uma história.

E está mesma história pode ter uma interpretação variada conforme o idioma, sotaque e cultura. Países e pessoas diversas. Pensamentos e percepções diferentes na vida. Leituras terapêuticas, aconselhadoras e de previsões.

Tudo pode influenciar, mas a essência da base da leitura é a mesma.

Cito o seguinte exemplo:

Um cartomante do Brasil e o outro de Portugal fazem um jogo para responder a pergunta de um consulente.

A princípio, eles são pessoas que zelam os seus respectivos trabalhos com a cartomancia.
Percebemos as seguintes diferenças: país, idioma, cultura, pensamentos, percepções e método de leitura.

E qual a semelhança nós encontraremos entre esses dois cartomantes?

Fácil! Eles mostrarão a mesma resposta para o consulente.

É certo que esta resposta apresentará detalhes a mais ou a menos, mas a base da leitura será a mesma.

Sempre haverá diferenças nas interpretações das leituras com as cartas.

É como diz a Karla Souza: ”O fato é que haja consistência no que se fala. Não importa se é leitura alemã, brasileira, holandesa, por intuição, aprendeu com a cigana ou com a tia...”

É isso que devemos respeitar e não criticar. Incluir e não extinguir. Se a pessoa é excelente no que faz e traz um resultado com consistência para o prognóstico do seu consulente, ótimo.

As diferenças que tanto falam só existem aqui no nosso país. Cartomantes de outros países respeitam, e até utilizam os significados dos outros países.

Não importa o estilo, a leitura que cada pessoa use. O que vale é a essência, a base e o guia.

Uso como exemplo o baralho comum, que se espalhou pelo mundo para entretenimento e adivinhação. Nos diversos países e regiões que se estabeleceram o trabalho da cartomancia, este baralho obteve seus significados de leitura diferenciados, também. Existem os métodos de leituras francesa, alemã, italiana, inglesa, espanhola. As interpretações das cartas variam conforme a fonte ou localidade.

Sendo assim, percebemos que os significados das cartas recebem uma adaptação de linguagem, devido o avanço cultural das civilizações.

E desta forma, não seria diferente para os demais baralhos. Não seria diferente para o Baralho Petit Lenormand, o nosso Baralho Cigano.

Com a facilidade das redes sócias, a comunicação com a troca de conhecimento só aumenta e ajuda bastante.

Hoje muitos Cartomantes e os apaixonados pela cartomancia estão buscando a informação. Estudam para melhorar o seu trabalho com a cartomancia.

As diferenças são entendidas e as semelhanças confirmadas.

Por isso não se sinta errado se você aprendeu sozinho (a), ou segue uma determinada escola, método ou leitura. Só determine o que é melhor para você e siga.

As diferenças são importantes, pois crescemos com ela e agregamos um resultado comum. Que todos se satisfaçam com suas leituras a sua maneira.

O importante é você fazer um bom prognóstico aos seus consulentes.

Sua percepção com as cartas é singular.





PERGUNTAS E REPOSTAS

AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS DAS ESCOLAS/MÉTODOS/LEITURAS EUROPÉIA E BRASILEIRA


Por Renata Vasconcelos



- Leio por intuição, aprendi sozinha. Está errado ler as cartas desta forma?

Resposta: Este é o seu dicionário Lenormand. Você não segue uma escola, método ou leitura. São suas percepções (o que os símbolos representam para você). É válido desde que seja consistente para as questões do cliente. Nada impede que você busque uma base de estudos para aprimoramento e confiança.




- Comprei um baralho, sendo que e a carta 2 - O Trevo veio com a imagem de Paus e Pedras. Como ler esta carta, se eu sigo o método alemão?

Resposta: Se você ler pelo método alemão, adquira um baralho onde a imagem da carta 2 seja o Trevo. Assim não confunde e é mais confortável.
No Tarot Cigano, que é a base da escola brasileira, a simbologia foi readequada. Foi eliminada a imagem do Trevo e inserido a imagem de Paus e Pedras. Então use a carta com a simbologia adequada a sua leitura.



- Não tenho religião, leio o Baralho com os significados brasileiro e não consigo associar os Guias e Orixás à leitura das cartas. Há algum impedimento? É preciso conhecer as divindades sagradas africanas e os guias espirituais para ser um bom cartomante?

Resposta: Não há impedimento. O ideal é que o cartomante saiba um pouco de tudo. Siga o que você sente bem. Se para as respostas de caráter espiritual você não se sente bem em falar, indique um cartomante que você conheça que faça este trabalho.



- Durante a consagração das cartas, estipulei que elas irão trabalhar com a leitura Brasileira. Será que vai dar certo?

Resposta : Sim. O ideal é convencionar os significados das cartas ao que você sente bem.



- Gostaria de saber como você consegue identificar Os Orixás e Guias nas cartas do Baralho Petit Lenormand?

Resposta: Agregar os Orixás e Guias espirituais nas leituras das cartas é uma associação que acrescenta e ajuda muito em uma leitura de caráter espiritual. Esta associação foi desenvolvido com a criação do Tarot Cigano, por Katja Bastos instruída pela sua mentora espiritual, A Rainha Cigana – Sacerdotisa do Oriente.

São orientações importantíssimas vinda para nos ajudar. Essas associações ao baralho são lidas conforme a conjunção das cartas, nas perguntas de caráter espiritual e um aconselhamento geral da espiritualidade.
Aconselho, para uma maior afinidade com o assunto, a pessoa ter os conhecimentos básicos da religião e sobre as divindades africanas. Ter uma ligação, um conhecimento com a religião e os mentores de luz,também. E assim, as mensagens nas cartas possam ser interpretadas com mais segurança.

É importante deixar explícito, que as Cartas orientam e direcionam para um determinado resultado ao consulente. Na religião Umbanda utiliza das confirmações de obrigações e mensagens do guia chefe da casa ou do médium para o diagnóstico necessário e não somente pelas cartas. O mesmo segue para as demais religiões, como o candomblé. O Candomblé, além dos trabalhos internos, tem o seu próprio oráculo, os Búzios. O oráculo de Ifá é o único jogo ligado a religiões afros. Se determinada casa de Umbanda ou Candomblé usam as cartas é por orientação de um guia espiritual, geralmente da falange do Povo Cigano. 
Não é obrigatório ver guias e orixás nas cartas, se você não é da religião.


- Sobre a pergunta “Qual interpretação é a correta?” reescrevo a resposta de Helen Riding em Lenormand Cards Study Group:

Resposta: Símbolos têm camadas de significados. Isto explica por que você pode interpretar uma mesma carta de forma muito diferente. Isso não significa que os símbolos possam ter qualquer sentido.
Exemplo: Uma montanha não simboliza o amor, nem o Bouquet de Flores será ódio. Entretanto, ambos os símbolos têm um amplo significado simbólico. Símbolos contêm significados construtivos e associações positivas e negativas, também. A resposta correta depende do:

- significado pessoal que o símbolo tem para você (de seu dicionário Lenormand)
- contexto em que surge
- as associações que ela provoca em você.”



Escolha o método que combina com as associações que você tem com as suas cartas e leia.


E o nosso Webnário foi assim, alegria pelo que amamos! Viva a Cartomancia!


Meu obrigada ao grandioso Alexsander, a sábia Dalila, a Super Tânia e a participação e ajuda especial de Vitor.


Até as próximas caminhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens no Caminho...