Meu objetivo com o Blog Caminhos na Vida é falar um pouco que aprendi sobre esta arte que passei a amar com o tempo, A Cartomancia.
Desde a postagem que fiz em outubro sobre a Carta do Baralho Comum 9 de Ouros prometi em escrever com mais detalhes sobre as Cartas de Jogar, o nosso Baralho comum. E neste mês de abril desenvolvi a postagem, e dividi em quatro partes. :D Eu me empolgo quando escrevo.
E este meu cantinho tem me ajudado muito.
Quem admira, venha baralhar!
Cartas de jogar é uma arte conhecida no mundo todo, desenvolvida para o entretenimento de várias gerações.
Cartomancia é uma arte que consiste em oracular (divinar) através das Cartas de Jogar.
Como a maioria das invenções antigas, o baralho não possui o seu inventor e o local de criação reconhecido exatamente. Outro motivo que fez perder os registros desta criação é o fato que jogar cartas significava prática proibida. As proibições eram determinadas pela Nobreza e o Clero (igreja). Em certas épocas e lugares as pessoas eram presas por realizarem os chamados "jogos de azar'.
A solução foi inventar outros tipos de diversões, ou jogar as cartas no oculto.
Documentos informam que no século X a China desenvolveu um jogo de cartas em tiras de papel com vinte e uma combinações possíveis, marcadas nas cores pretas e vermelhas, e estas possuíam imagens, também.
Os Chineses evoluíram a sua forma de fabricar os jogos de cartas. Devido o papel ainda ser fabricado com uma densidade pouco durável, em outras versões as cartas eram impressas em material de marfim. E a partir deste material os chineses desenvolvem os famosos jogos de dominós.
Ao mesmo tempo em que a China desenvolvia seus jogos, os povos árabes já produziam suas cartas, também.
Primeiramente, dentro das famílias árabes a arte de oracular era praticada com a finalidade somente de resolver os enigmas dos membros.
A expansão da estrutura destas cartas dá-se com a necessidade destes povos iniciarem suas andanças pelo mundo. A invasão dos Mouros na Catalunha foi um fator que contribuiu para a chegada do Baralho Árabe e a utilização destes às terras Ibéricas.
As Cartas Sarracenas tinham como nome de origem a palavra “Najib” em árabe. Sua estrutura de naipes era composta da numeração de 1 a 13 e recebiam os seguintes nomes: Tûmân - (Copas), Jawkân - (Paus), Darâhim - (Ouros) e o Suyûf - (Espadas).
As Cartas "Naib" chegando aos territórios de língua catalã, foram interpretadas como Naib que quer dizer família. Os Espanhóis alteraram a palavra Naib para Naipes, e desenvolveram o Baralho Espanhol. Neste país os naipes recebem outros nomes e imagens.
A estrutura das cartas começam a ser adaptada para uma melhor impressão e entendimento daqueles que iriam utilizar as cartas de jogar no seu determinado país.
Ao estudarmos a história dos baralhos da cartomancia cruzamos com a diferença de interpretação e forma de jogar com as cartas. Vários países criaram suas versões locais de naipes. Vários artistas desenharam e entenderam os naipes da sua forma. Foram criações independentes em tempo e lugares diferentes.
Referências:
Omar Said – Workshop de Cartomancia Tradicional Método “Zott”.
- Contato em:http://tendabeduina.blogspot.com.br/
Alta Carta - http://www.altacarta.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mensagens no Caminho...