Há pessoas que não acreditam na pequena sorte, mas vivenciam esta chance a todo tempo e não dão atenção. Seguem no desperdício e na procrastinação. Perdem a oportunidade que com intento forte poderia se tornar a grande chance da vida.
A história do símbolo do trevo é envolvida de crença e aspectos mágicos advindos das lendas e histórias. E isso é carregado para a carta 2 - O Trevo, também.
![]() |
Apresentando o meu Trevo. |
Uma planta com três folíolos muito comum de se encontrar. E dentre as suas variedades de gêneros e formas surgem os trevos com quatro folhas, o famoso trevo da sorte, como é chamado devido à dificuldade de encontrá-lo.
O que conhecemos dos trevos inicia-se com os Druidas, sacerdotes celtas de muito saber.
Para os Druidas o trevo de três folhas estava associado a mãe tríplice (virgem, mãe e anciã) e ao passado, presente e futuro.
Os Druidas difundiram a lenda de que o trevo de quatro folhas era portador de boa fortuna, e aquele que possuísse um para si, seria capaz de absorver poderes da floresta e até mesmo a boa sorte dos Deuses.
Sua representação indica: Esperança, Fé, Amor e Sorte.
Na Irlanda, no dia 17 de março, comemora-se o dia do trevo e o dia de São Patrício. Todos se vestem de verde indicando a cor do trevo e com a finalidade de trazer a boa sorte, também.
São Patrício, sacerdote da igreja, instalou o cristianismo na Irlanda. Ele associou o mistério da santíssima trindade às três folhinhas do trevo. E desta forma ele converteu muitos habitantes da “ilha esmeralda”, como é chamada a Irlanda.
O Trevo se popularizou como amuleto devido a folha da planta formar uma cruz, simbolizando a unidade e o equilíbrio. Usá-lo ajuda afastar o mau olhado e o azar, trazendo sorte e proteção contra os males.
Sabemos que a sorte que traz o símbolo o trevo é uma superstição, mas quem crê e faz tudo para atingir o seu intento, consegue.
Atualmente no Baralho Petit Lenormand, a carta 2- O Trevo é comercializada com duas imagens diferentes quanto a imagem e o significado. Isto gera um pouco de confusão e dúvida quando o leitor decide comprar o seu baralho.
Claro, não é tão simples. O meu conselho é que você siga pela imagem que melhor se harmonize com o seu entendimento, ou seja, pelo que você sente da carta além do significado.
Para mim, não está errado uma leitura ou outra. E na verdade não há diferença nos significados, pois em uma leitura existem as combinações, o assunto, as posições das cartas, as cartas favoráveis ou não e as influências dos naipes. É isso que define.
Seja trevo ou obstáculos, se surgir na sua frente você vai se surpreender e exclamar:
- Nossa um trevo! ou Nossa uma pedra!
Se incomodar, você ultrapassa.
A carta O Trevo indica uma chance, oportunidade, ou seja, é um momento que pode ser bom ou ruim, e que logo murchará. Se for ruim, ótimo acabou, mas se for bom e você não aproveitar não adianta lamentar, pois acaba em instante.
Ela é o golpe de sorte, mas para entender esta carta é preciso saber bem o significado da palavra sorte.
Sorte é a circunstância em um dado momento que pode ser boa ou ruim. Surpresa boa ou ruim.
Exemplos:
Boa sorte - "Fui colocar a calça para lavar, mas antes verifiquei o bolso e achei R$ 100,00 (cem reais)."
Má sorte - "Consegui pegar o ônibus no horário certo, mas quilômetros depois entraram dois assaltantes e aconteceu tudo de ruim."
Novamente, o trevo é o golpe de sorte. O curto momento bom ou ruim.
![]() |
Baralho As Cartas de Ygor por Karla Souza |
Não é o bloqueio ou o desafio enorme da carta 21 - A Montanha.
É algo pequeno e podemos superar.
![]() |
Baralho As Cartas de Ygor por Karla Souza |
Está será uma possível combinação de procrastinação, aborrecimento, preguiça, problemas e obstáculos que brotaram no seu caminho. Assim como diz no Livreto de Phillipe Lenormand.
O Trevo murcha com as Nuvens e sua sorte se desvanece.
A carta 2 – O Trevo indica uma reviravolta nos acontecimentos que pode ser boa ou ruim. Tudo será em um curto espaço de tempo. A Carta indica o que é de repente, surpreendente, rapidamente e inesperadamente.
Ganhando ou perdendo você supera e prossegue o caminho na sua vida.
Aproveite o momento! A oportunidade que toca e a sorte que chega.
Se for um momento bom agarre-o e tente manter, pois este é efêmero. Aqui está o segredo para se manter e ter mais sorte.
Se for um momento ruim afaste-o, pois você pode.
Há um ditado Irlandês: “Se quatro folhas o trevo tiver, terás boa sorte no que vier!
Acredite nos bons acontecimentos em sua vida. Pare de reclamar. E tenha esperança, fé, amor e sorte.
Seja positivo! Que a boa sorte brote nos seus caminhos!
Abaixo deixo minha Palestra - Carta 2 - O Trevo: Brotou sorte ou obstáculos?
Abaixo deixo minha Palestra - Carta 2 - O Trevo: Brotou sorte ou obstáculos?
Até as próximas caminhadas.